A importância de inovar no mercado de seguros

Com mais de 58 anos de expertise, a DELPHOS se destaca como uma referência em soluções de TI, oferecendo um portfólio completo para atender às necessidades tecnológicas do negócio. Soluções robustas e adaptadas para garantir a eficiência e a segurança das operações de nossos clientes.

No contexto em que vivemos hoje, em meio a uma pandemia que parou o mundo, a questão da necessidade de inovação pode até parecer óbvia. Afinal, todos os setores, sem exceção, tiveram que se adaptar para manterem suas atividades e oferecerem formas de consumo digital para continuarem funcionando.

 

Apesar de o processo de transformação digital já estar em curso há alguns anos, essa situação de instabilidade e incerteza acelerou tudo, exigindo mudanças de paradigmas e a criação de novas realidades. Se antes ainda havia alguma resistência ao novo e às tecnologias — tanto por parte do consumidor quanto das empresas —, ela caiu por terra em função da demanda por novos meios de consumir e de fazer negócio.

 

Nesse sentido, a importância da inovação no mercado de seguros foi escancarada. Quer saber como se atualizar para atender as novas exigências do mercado? Mostramos a seguir como!

 

A importância da atualização contínua no setor de seguros

Em diversos segmentos, ideias inovadoras e o “fazer diferente” vêm redefinindo o mercado com o auxílio da transformação digital. Esse cenário foi construído a partir da mudança de comportamento do consumidor, que  se tornou mais exigente e mostrou a necessidade de simplificar e otimizar processos, melhorar a eficiência, diminuir a burocracia e investir na proximidade com o cliente e em personalização.

 

Dessa maneira, esse contexto não é diferente para o setor de seguros. Não há mais espaço para antigos modelos de negócio, que não priorizam as tecnologias e a inovação. Só com o investimento em atualização contínua é possível se manter competitivo e gerar novas oportunidades de negócio. Conheça, nas próximas linhas, alguns meios de promover a inovação em sua seguradora.

 

As principais ferramentas para inovação no mercado segurador

 

Sistema de gestão

Para se modernizar e se atualizar conforme as novas diretrizes do mercado, é essencial operar com um sistema de gestão especializado. Esse é um investimento que é a base para ter agilidade nos processos, integrar dados e automatizar a gestão. Além disso, é uma maneira de estar condizente com as novas modalidades de trabalho, já que é uma ferramenta que geralmente viabiliza o modelo home office.

 

Venda online

O cliente atual quer ter praticidade e conveniência na contratação de seguros. Por essa razão, oferecer produtos em que os processos podem ser realizados em sua totalidade de forma online é imprescindível. É claro que em modalidades mais complexas de seguros há limitações que demandam atendimentos mais aprofundados, mas em uma renovação de um seguro de carro, por exemplo, há a possibilidade de o cliente ter a autonomia de efetuá-la sozinho de maneira digital, sem burocracias. A tendência é oferecer ao consumidor opções de atendimento conforme a sua preferência.

 

Inteligência artificial 

Ferramentas que favoreçam a integração, o gerenciamento e a análise estratégica de dados são fundamentais para a inovação no mercado de seguros. Nesse sentido, recursos de Business Intelligence e Big Data facilitam a previsão de tendências e oportunidades, antecipam e mapeiam possíveis riscos para o negócio, além de possibilitar a personalização e o desenvolvimento de produtos inovadores que atendam as demandas atuais e futuras.

 

O mundo está mudando de forma muito rápida e o que é novidade hoje pode estar obsoleto em pouco tempo. Por isso, as empresas do mercado segurador precisam ter a consciência da necessidade de se atualizar continuamente e de agir rápido frente às mudanças. É isso que definirá quem vai se manter no jogo.

 

Gostou do artigo?  Fique sempre atualizado, acompanhe as nossas redes sociais, Facebook e Linkedin.

Posts relacionados

Mulheres mais influentes do mercado de seguros do Brasil

Business Intelligence: transformando dados em vantagem competitiva

Presidente da Delphos diz que não dá para abrir mão da IA

Receber Conteúdos

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.