5 dicas para crescer no mercado de seguros

Com mais de 58 anos de expertise, a DELPHOS se destaca como uma referência em soluções de TI, oferecendo um portfólio completo para atender às necessidades tecnológicas do negócio. Soluções robustas e adaptadas para garantir a eficiência e a segurança das operações de nossos clientes.

Em um momento tudo parece estar indo bem. De repente, há aquela sensação de estagnação, comum a muitos gestores no processo de administração de um negócio. É quando aparece o questionamento que faz você perder noites de sono: o que pode estar atrapalhando o crescimento da sua empresa?

Crescer no mercado de seguros, um dos segmentos mais competitivos que existem, é um desafio. Porém, algumas ações e posicionamentos podem ser determinantes para impedir o crescimento da sua seguradora ou corretora. Com a leitura deste artigo, você vai entender quais são os principais erros que podem estar impedindo a expansão da sua empresa. Vamos lá?

Ignorar a transformação digital

Não dá mais para postergar o investimento em recursos tecnológicos. Para evoluir, é fundamental automatizar processos, diminuir a burocracia e ter documentos digitalizados com fácil acesso. Isso refletirá na produtividade da equipe, na qualidade do atendimento e poderá ajudar na redução de custos e erros. Um software de gestão, por exemplo, é uma solução prática para resolver essa questão.

Não fazer um planejamento estratégico

Ninguém cresce sem saber aonde quer chegar. Por isso, é importante reservar um tempo para fazer um bom planejamento estratégico para o seu negócio. Definir metas, identificar gargalos e oportunidades, além de antecipar problemas e riscos vai ajudá-lo a ter uma visão clara do que é necessário para progredir.

Não ter credibilidade e autoridade no mercado

No setor segurador, confiança é a palavra de ordem. Ao contratar algum tipo de seguro, as pessoas tendem a optar por empresas que julgam confiáveis, por razões óbvias. Por isso, passar credibilidade e construir autoridade é tão relevante nesse segmento. Como fazer isso? Sendo transparente, investindo no relacionamento com o cliente e se posicionando bem no mercado frente aos concorrentes. Nesse sentido, priorizar um atendimento ao cliente de qualidade, se mostrando disponível em diferentes canais de comunicação, é essencial.

Não inovar nas estratégias de prospecção

É preciso encontrar alternativas para prospectar clientes. Sair das estratégias tradicionais, como apostar na venda somente por meio de indicações ou esperar que o cliente venha até você, é necessário. Hoje, é indispensável ter uma boa presença digital — através de um site bem desenvolvido e interação constante nas redes sociais —, investir em ações de marketing direcionadas a determinado público e analisar indicadores para identificar novas oportunidades e recalcular a rota.

Ser engolido pelos processos

Os vários processos administrativos necessários para a operação de uma empresa — que envolve o operacional, contabilidade, financeiro e comercial, por exemplo — podem ocupar bastante tempo na sua rotina e impedir que você foque na sua atividade principal. Ou seja, aquela que efetivamente gera resultados. Isso certamente impacta o crescimento do seu negócio.

Uma alternativa eficaz para solucionar esse problema é terceirizar esses processos ao contratar um BPO de seguros. Por meio desse serviço, você ganha apoio de uma organização especializada em processos do seu negócio e fica livre para focar em estratégias para melhorar os resultados e expandir.

Esses são alguns fatores que podem estar te atrapalhando a crescer no mercado de seguros. É importante fazer uma autoanálise, identificar os pontos de atenção e melhoria e traçar novas estratégias. Mudanças são necessárias quando o objetivo é progredir. Como disse Albert Einstein, “insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.

Não deixe de seguir as redes sociais, Facebook e Linkedin.

Posts relacionados

Mulheres mais influentes do mercado de seguros do Brasil

Business Intelligence: transformando dados em vantagem competitiva

Presidente da Delphos diz que não dá para abrir mão da IA

Receber Conteúdos

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.