Como otimizar o fluxo operacional de seguradoras

Com mais de 58 anos de expertise, a DELPHOS se destaca como uma referência em soluções de TI, oferecendo um portfólio completo para atender às necessidades tecnológicas do negócio. Soluções robustas e adaptadas para garantir a eficiência e a segurança das operações de nossos clientes.

tecnologia de seguros é uma das melhores formas de otimizar o fluxo operacional das seguradoras. Basicamente, isso significa aplicar melhorias no processo de trabalho existente, de modo a aumentar a eficiência, reduzindo custos e o tempo para a conclusão de algumas tarefas do processo.

 

Porém, é claro que este é um projeto extremamente desafiador. Podemos pegar como exemplo a regulação de sinistro de uma seguradora: para cada sinistro existe um procedimento único e que geralmente envolve uma longa lista de documentos, isso sem falar no caminho que estes documentos precisam percorrer até chegar ao analista. Outro exemplo é a emissão das apólices de seguros: o processo também é bem burocrático, tendo que passar pela transmissão da proposta pelo corretor e vistorias em alguns casos, até sua emissão e pagamento de comissão aos corretores.

 

Como dito acima, a tecnologia é uma ótima opção para ajudar a melhorar este fluxo, empregada em conjunto com diversas técnicas.

 

Antes de abordar mais profundamente a tecnologia de seguros é preciso entrar em um aspecto mais pessoal. A otimização do fluxo operacional certamente depende da tecnologia, mas a equipe que irá operar esta tecnologia é de extrema importância para a conclusão do processo.

 

Por isso, o primeiro passo é conversar com toda a equipe, especialmente os que ficam na ponta da operação, para entender como é o seu dia a dia, quais são os pontos mais delicados e se e onde existem os gargalos. Também é preciso ajudá-los a entender por que é importante ter um fluxo operacional otimizado, visto que isso permite uma rotina mais tranquila e eficiente. Isso ajudará a definir qual tecnologia empregar, e que melhor se enquadre nas necessidades da empresa.

 

Como implementar a tecnologia de seguros para otimizar o fluxo de trabalho?

 

Deve-se utilizar um software de ERP para otimizar a estrutura do processo e esse ERP pode estar integrado a um serviço de BPO. Essa tecnologia de seguros permite automatizar certas atividades, que demandam bastante tempo e que são repetitivas. Quanto mais automatizadas forem estas tarefas, mais tempo a equipe terá para cuidar do negócio em si.

 

Nem sempre é possível automatizar os processos, mas usando a tecnologia ERP de seguros é possível padronizá-los. Ao criar o padrão, são eliminadas as burocracias desnecessárias, porém, o maior objetivo é manter um padrão que facilite o controle e o gerenciamento de recursos. Por exemplo, se o colaborador precisa dar a entrada em um novo sinistro, a padronização do processo facilita o controle e a execução.

 

A tecnologia de seguros também ajuda na documentação. Pode-se documentar processos padronizados, por exemplo, para que novos colaboradores possam realizar sua função com mais facilidade. Além disso, a documentação também permite um maior controle de informações, possibilitando a criação de relatórios que ajudam a gestão na tomada de decisão.

 

Por fim, é importante estabelecer metas. A tecnologia de seguros ajuda a estabelecer metas e a criar métricas que permitem medir o andamento das ações rumo à otimização do fluxo operacional. Pode-se, por exemplo, observar a taxa de retrabalho. Este é um dos pontos que mais prejudicam o fluxo operacional da seguradora, pois é preciso gastar tempo e esforço em um trabalho que, teoricamente, já foi feito.

 

A tecnologia de seguros pode ajudar a ter um fluxo operacional muito mais eficiente na sua seguradora. O que você acha? Deixe o seu comentário abaixo com como você usou a tecnologia para otimizar os processos na sua empresa. Se quiser saber mais sobre o assunto, inscreva-se no site para receber nosso newsletter e não perca nenhum de nossos conteúdos. Siga também nossas redes sociais, Facebook e Linkedin.

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